O que o Instituto Oferece:
FORMAÇÃO EM GESTALT-TERAPIA
O Instituto Maringaense de Gestalt-Terapia tem como objetivo formar gestalt-terapeutas com ênfase na prática clínica, oferecendo também a oportunidade ao aluno de conhecer as contribuições da abordagem gestáltica na área clínica.
O conteúdo programático da formação contempla:
Fundamentação Filosófico, teórica e prática em Gestalt-Terapia.
Desenvolvimento da postura, atuação e intervenção clínica em Gestalt-Terapia.
Público alvo: Psicólogos, psiquiatras e alunos graduando do 5º ano de
Psicologia.
Horas de treinamento: 36 horas
Horas de supervisão clínica: 36 horas
Horas de atendimento clínico: 90 horas
Total de horas de formação clínica: 490 horas
ATENDIMENTO PSICOTERÁPICO
O atendimento psicoterápico visa ampliar o processo de conscientização do indivíduo, ajudando-o a tomar consciência de si mesmo, de suas relações e de suas reais necessidades.Terapia é a arte do “cuidar” do outro. É a busca pelo restabelecimento de uma vida emocional e psíquica que apresenta-se ameaçada ou abalada. A terapia é a arte do escutar o ‘grito’ do cliente que chega até nós, o qual está em busca de harmonia, compreensão e cuidado, para que assim possa reintegrar-se ao seu meio vital.
O processo terapêutico é um ato de solidarizar o homem consigo mesmo, de modo que cada aspecto seu possa enriquecer sua totalidade e ser enriquecido por ela. É para isso que estamos neste mundo: para nos construirmos em uma existência cada vez mais complexa e mais completa, única e mais feliz.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
A avaliação neuropsicológica consiste em uma investigação minuciosa das funções cognitivas, sensoriais, motoras, sociais e emocionais do indivíduo com o intuito de se identificar algum comprometimento funcional neurológico, assim como as áreas preservadas. As principais funções cognitivas são: atenção, memória, função executiva (planejamento, ação, auto-regulação emocional, persistência), linguagem, habilidades visuo-construtivas, habilidades visuo-espacial, praxia, percepção, psicoafetivo, humor, eficiência intelectual.
AVALIAÇÃO PSICOEDUCACIONAL
Ainda pouco conhecida no cenário psicológico e educacional, a avaliação psicoeducacional é uma aliada da família e da escola. Podendo ser realizada por um profissional da psicologia habilitado, ela permite compreendermos qual a área do processo de ensino e aprendizagem da criança, do adolescente ou do adulto que necessitam de maior observação, cuidado e intervenção.
A Avaliação poupa tempo, poupa caminho e poupa dispêndio financeiro, haja vista que ela já aponta de imediato, qual o profissional que auxiliará no processo de restabelecimento de crescimento e desenvolvimento do ser humano. Quer seja esse profissional um neurologista, ou um psicopedagogo, ou um fonoaudiólogo, ou um professor particular, ou o próprio psicólogo.
Enfim, a Avaliação Psicoeducacional é um mecanismo por meio do qual o ser humano, seja ele criança ou adulto, restabeleça seu equilíbrio vital.
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
A escolha da profissão implica no delicado processo de“decisão do futuro”, significa assumir uma identidade adulta, o que gera muita angústia e muito medo. Com a definição da profissão a seguir tais sentimentos diminuem fazendo com que o estudar seja mais prazeroso, objetivos claros levam o indivíduo a sentir-se mais motivado e capaz de enfrentar as dificuldades que demandam esse momento tão importante de sua vida.
Por isso o Processo de Orientação Profissional é importante, oferece condições ao jovem para que ele se conheça melhor, mostrando o mundo do trabalho que está em constante transformação. Além disso, uma escolha consciente possibilita ao ser humano sucesso e muita satisfação.
CURSOS
CURSO INTRODUTÓRIO EM GESTALT-TERAPIA
O objetivo do curso é oferecer aos alunos de psicologia, bacharéis e psicólogos interessados em Gestalt-Terapia a oportunidade de conhecer esta abordagem.
Conteúdo:
Visão filosófica da Gestalt-Terapia
Teorias de Fundo
Postura e manejo em Gestalt-Terapia
Carga horária: 14 horas-aula.
CURSO DE TERAPIA DE CASAL E FAMÍLIA
Este curso é destinado a profissionais que desejam compreender e desenvolver ferramentas para o aprimoramento de seus atendimentos com adulto, casal e família.
TEMAS ABORDADOS:
Concepção linear de vida -ciclo vital/ filhos/ separação/ divórcio/ estressores do ciclo vital. Variações atuais do ciclo vital.
Concepção sistêmica - bertalanfy - conceitos de circularidade, de sistema, subsistema-fronteiras.
Família e mitos.
Teoria da comunicação e a visão do sintoma na abordagem sistêmica.
Afetividade e sexualidade do casal.
Estudo de casos e intervenções terapêuticas com casais e famílias.
Carga horária: 96horas-aula
CURSO DE GESTALT-TERAPIA COM CRIANÇA E ADOLESCENTE
O curso é destinado ao profissional que deseja aprimorar seu conhecimento e manejo terapêutico com crianças e adolescentes.
TEMAS ABORDADOS:
Desenvolvimento na infância e na adolescência - emocional, cognitivo e moral;
Noções de Gestalt-terapia: pressupostos filosóficos e teóricos;
Compreensão diagnóstica: funcionamento saudável e não saudável na criança e no adolescente;
Processo psicoterapêutico e recursos lúdicos com a criança;
A família e o contexto escolar como sistemas a serem compreendidos;
Temáticas frequentes na clínica infantil e recursos lúdicos;
Compreensão diagnóstica e processo psicoterapêutico com o adolescente;
Infância e Adolescência: abordagens diagnósticas segundo a visão da Psiquiatria contemporânea;
Workshop: A criança interior do psicoterapeuta.
Carga horária: 96horas-aula
CURSO: SEXUALIDADE E AFETIVIDADE
“Assim como a alimentação e o sono, a sexualidade e a afetividade são inerentes e necessárias à manutenção da saúde psíquica do ser humano. No entanto, nossas vivências sexuais e afetivas sofreram e sofrem tantas influências externas que nos convidam a sermos o que não somos e, sim, o que ditam que sejamos ou façamos. Então, o curso em questão é uma proposta para refletirmos sobre tais influências e um convite ao cuidado e ao comprometimento com nossas vivências sexuais-afetivas.”
“Não temos a obrigação de conhecer tudo sobre sexualidade e afetividade. No entanto, se nos permitirmos mergulhar em nossas vivências e na busca de mais conhecimentos, poderemos amenizar os desencontros em nossas relações e vivê-las de forma mais plena”.
TEMAS ABORDADOS:
Desenvolvimento da sexualidade saudável
Encontros e desencontros hormonais, entre homens e mulheres.
Os Mitos Sexuais como terceiro elemento no encontro sexual.
A ansiedade como obstáculo da vivência sexual.
A afetividade e a intimidade como caminhos à sexualidade saudável.
Autoconfiança Sexual.
As cinco linguagens do amor.
“Comprometendo-me com minha sexualidade”.
Para que fazer este curso?
O curso tem por finalidade fornecer informações e conhecimento acerca da sexualidade feminina e masculina, a todas as pessoas interessadas em conhecer melhor esta área, assim como,convidar à reflexão frente às particularidades, potencialidades e dificuldades que permeiam esta vivencia humana. E, diante de tais reflexões, convidá-las a cuidarem e se comprometerem com suas vivencias sexuais-afetivas.
Carga horária: 12horas-aula