O que o Instituto Oferece:

 
FORMAÇÃO EM GESTALT-TERAPIA

O Instituto Maringaense de Gestalt-Terapia tem como objetivo formar gestalt-terapeutas com ênfase na prática clínica, oferecendo também a oportunidade ao aluno de conhecer as contribuições da abordagem gestáltica na área clínica.

O conteúdo programático da formação contempla:

Fundamentação Filosófico, teórica e prática em Gestalt-Terapia.

Desenvolvimento da postura, atuação e intervenção clínica em Gestalt-Terapia.

Público alvo: Psicólogos, psiquiatras e alunos graduando do 5º ano de

Psicologia.

Horas de treinamento: 36 horas

Horas de supervisão clínica: 36 horas

Horas de atendimento clínico: 90 horas

Total de horas de formação clínica: 490 horas

 
ATENDIMENTO PSICOTERÁPICO

O atendimento psicoterápico visa ampliar o processo de conscientização do indivíduo, ajudando-o a tomar consciência de si mesmo, de suas relações e de suas reais necessidades.Terapia é a arte do “cuidar” do outro. É a busca pelo restabelecimento de uma vida emocional e psíquica que apresenta-se ameaçada ou abalada. A terapia é a arte do escutar o ‘grito’ do cliente que chega até nós, o qual está em busca de harmonia, compreensão e cuidado, para que assim possa reintegrar-se ao seu meio vital.

O processo terapêutico é um ato de solidarizar o homem consigo mesmo, de modo que cada aspecto seu possa enriquecer sua totalidade e ser enriquecido por ela. É para isso que estamos neste mundo: para nos construirmos em uma existência cada vez mais complexa e mais completa, única e mais feliz.

 
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

A avaliação neuropsicológica consiste em uma investigação minuciosa das funções cognitivas, sensoriais, motoras, sociais e emocionais do indivíduo com o intuito de se identificar algum comprometimento funcional neurológico, assim como as áreas preservadas. As principais funções cognitivas são: atenção, memória, função executiva (planejamento, ação, auto-regulação emocional, persistência), linguagem, habilidades visuo-construtivas, habilidades visuo-espacial, praxia, percepção, psicoafetivo, humor, eficiência intelectual.

 
AVALIAÇÃO PSICOEDUCACIONAL

Ainda pouco conhecida no cenário psicológico e educacional, a avaliação psicoeducacional é uma aliada da família e da escola. Podendo ser realizada por um profissional da psicologia habilitado, ela permite compreendermos qual a área do processo de ensino e aprendizagem da criança, do adolescente ou do adulto que necessitam de maior observação, cuidado e intervenção.

A Avaliação poupa tempo, poupa caminho e poupa dispêndio financeiro, haja vista que ela já aponta de imediato, qual o profissional que auxiliará no processo de restabelecimento de crescimento e desenvolvimento do ser humano. Quer seja esse profissional um neurologista, ou um psicopedagogo, ou um fonoaudiólogo, ou um professor particular, ou o próprio psicólogo.

Enfim, a Avaliação Psicoeducacional é um mecanismo por meio do qual o ser humano, seja ele criança ou adulto, restabeleça seu equilíbrio vital.

 
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

A escolha da profissão implica no delicado processo de“decisão do futuro”, significa assumir uma identidade adulta, o que gera muita angústia e muito medo. Com a definição da profissão a seguir tais sentimentos diminuem fazendo com que o estudar seja mais prazeroso, objetivos claros  levam o indivíduo a sentir-se mais motivado e capaz de enfrentar as dificuldades que demandam esse momento tão importante de sua vida.

Por isso o Processo de Orientação Profissional é importante, oferece condições ao jovem para que ele se conheça melhor, mostrando o mundo do trabalho que está em constante transformação. Além disso, uma escolha consciente possibilita ao ser humano sucesso e muita  satisfação.

CURSOS

CURSO INTRODUTÓRIO EM GESTALT-TERAPIA

O objetivo do curso é oferecer aos alunos de psicologia, bacharéis e psicólogos interessados em Gestalt-Terapia a oportunidade de conhecer esta abordagem.

Conteúdo:

 Visão filosófica da Gestalt-Terapia

Teorias de Fundo

 Postura e manejo em Gestalt-Terapia

 Carga horária: 14 horas-aula.

CURSO DE TERAPIA DE CASAL E FAMÍLIA

 

Este curso é destinado a profissionais que desejam compreender e desenvolver  ferramentas para o aprimoramento de seus atendimentos com adulto, casal e família.

TEMAS ABORDADOS:

Concepção linear de vida -ciclo vital/ filhos/ separação/ divórcio/ estressores do ciclo vital. Variações atuais do ciclo vital.

Concepção sistêmica - bertalanfy - conceitos de circularidade, de sistema, subsistema-fronteiras.

Família e mitos.

Teoria da comunicação e a visão do sintoma na abordagem sistêmica.

Afetividade e sexualidade do casal.

 

Estudo de casos e intervenções terapêuticas com casais e famílias.

Carga horária: 96horas-aula

CURSO DE GESTALT-TERAPIA COM CRIANÇA E ADOLESCENTE

 

O curso é destinado ao profissional que deseja aprimorar seu conhecimento e manejo terapêutico com crianças e adolescentes.

 

TEMAS ABORDADOS:

Desenvolvimento na infância e na adolescência - emocional, cognitivo e moral;

Noções de Gestalt-terapia: pressupostos filosóficos e teóricos;

Compreensão diagnóstica: funcionamento saudável e não saudável na criança e no adolescente;

Processo psicoterapêutico e recursos lúdicos com a criança;

A família e o contexto escolar como sistemas a serem compreendidos;

Temáticas frequentes na clínica infantil e recursos lúdicos;

Compreensão diagnóstica e processo psicoterapêutico com o adolescente;

Infância e Adolescência: abordagens diagnósticas segundo a visão da Psiquiatria contemporânea;

Workshop: A criança interior do psicoterapeuta.

Carga horária: 96horas-aula

CURSO: SEXUALIDADE E AFETIVIDADE

 

“Assim como a alimentação e o sono, a sexualidade e a afetividade são inerentes e necessárias à manutenção da saúde psíquica do ser humano. No entanto, nossas vivências sexuais e afetivas sofreram e sofrem tantas influências externas que nos convidam a sermos o que não somos e, sim, o que ditam que sejamos ou façamos. Então, o curso em questão é uma proposta para refletirmos sobre tais influências e um convite ao cuidado e ao comprometimento com nossas vivências sexuais-afetivas.”

“Não temos a obrigação de conhecer tudo sobre sexualidade e afetividade. No entanto, se nos permitirmos mergulhar em nossas vivências e na busca de mais conhecimentos, poderemos amenizar os desencontros em nossas relações e vivê-las de forma mais plena”.

TEMAS ABORDADOS:

Desenvolvimento da sexualidade saudável

Encontros e desencontros hormonais, entre homens e mulheres.

Os Mitos Sexuais como terceiro elemento no encontro sexual.

A ansiedade como obstáculo da vivência sexual.

A afetividade e a intimidade como caminhos à sexualidade saudável.

Autoconfiança Sexual.

As cinco linguagens do amor.

“Comprometendo-me com minha sexualidade”.

Para que fazer este curso?

O curso tem por finalidade fornecer informações e conhecimento acerca da sexualidade feminina e masculina, a todas as pessoas interessadas em conhecer melhor esta área, assim como,convidar à reflexão frente às particularidades, potencialidades e dificuldades que permeiam esta vivencia humana. E, diante de tais reflexões, convidá-las a cuidarem e se comprometerem com suas vivencias sexuais-afetivas.

Carga horária: 12horas-aula

Contate-nos

Se tiver perguntas, entre com contato conosco:

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Twitter Icon

© 2023 por Terapia Consciente. Orgulhosamente criado com Wix.com