O que é Gestalt

 "Gestalt é uma palavra alemã. Essa informação preliminar é encontrada em toda definição da Gestalt-terapía. Gestalt significa o todo, a configuração total de um evento percebido... ou de um evento vivido, testemunhado, pensado ou intuído. A visão do todo: eis a Gestalt.

A unidade perceptiva é uma gestalt: vejo uma cadeira, uma árvore, uma pessoa, um cachorrinho. Vejo um todo completo em si mesmo.

Vejo um acontecimento complexo, cheio de elementos individuais, interrelacionados; capto-lhe o sentido, dou-lhe uma denominação: é uma briga, ou uma festa, ou luta pelos direitos individuais ou, mais modernamente, pela preservação do meio ambiente. Eis a Gestalt percebida e nomeada. O sentido completo em si mesmo.

O sentido é imposto pela inter-relação especifica dos elementos. Os mesmos elementos podem configurar diferentes gestalten (ou diferentes sentidos). Por isso se diz que o todo significativo (aquele que tem significado, como no caso do cachorrinho, da festa, da preservação ecológica ou da briga) é mais que a soma das partes. O todo significativo depende da natureza da interrelação das partes: da qualidade de seus elementos, da posição de cada elemento, da influência funcional recíproca entre os elementos".

O que é Gestalt-terapia

Terapia é a arte do’cuidar’ do outro. É a busca pelo restabelecimento de uma vida emocional e psíquica que apresenta-se ameaçada ou abalada. A terapia é a arte do escutar o ‘grito’ do cliente que chega até nós, o qual está em busca de harmonia, compreensão e cuidado, para que assim possa reintegrar-se ao seu meio vital.

O processo terapêutico é um ato de solidarizar o homem consigo mesmo, de modo que cada aspecto seu possa enriquecer sua totalidade e ser enriquecido por ela. É para isso que estamos neste mundo: para nos construirmos em uma existência cada vez mais complexa e mais completa, mais única e mais feliz.

Contate-nos

Se tiver perguntas, entre com contato conosco:

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Twitter Icon

© 2023 por Terapia Consciente. Orgulhosamente criado com Wix.com